Descrição das Práticas Base dos Processos Contabilísticos e Financeiros...

Apresentam-se em seguida alguns das principais práticas base utilizadas na avaliação e diagnóstico de necessidades.

base practices

Âmbito/Objectivos

Manter actualizado o Orçamento de Tesouraria

Reunir e processar a informação sobre direitos e obrigações para com Terceiros, incluindo valores, prazos e constrangimentos associados a cada item.

Disponibilizar aos Accionistas e outros interessados, a informação financeira

Coligir, num único documento, a informação financeira da empresa susceptível de constituir fonte de análise , e avaliação dos investimentos efectuados, para accionistas, credores e outros interessados.

Decidir a alocação das disponibilidades

Perante a perspectiva da evolução futura de negócio, pela análise de instrumentos de previsão e a partir do cash flow gerado decidir onde, quando e como alocar as disponibilidades.

Procurement e Análise das condições de Financiamento

Perante necessidades identificadas de investimento e financiamento de curto e médio prazos, procura dos produtos financeiros que melhor respondam e se adaptem à estrutura, estratégia e objectivos da organização, numa perspectiva financeira e económica.

Elaborar Modelos de Análise de Informação de Gestão

Disponibilizar a todos os gestores, desde os de topo aos operacionais, informação crítica de negócio, de natureza diversificada (não apenas dimensão financeira), com vista à prossecução dos objectivos estratégicos da organização.

Planear e Implementar medidas correctivas

Contínuamente, a partir da análise da informação de gestão,  considerando a evolução face aos planos de negócio, planear alternativas, medidas correctivas e de tomada de decisão, compatíveis com os objectivos correntes da organização.

Análise de Oportunidades de Investimento

Criar e manter um sistema para pesquisar, seleccionar e avaliar informação relevante, das mais diversas fontes, para suporte á decisão de novos investimentos a realizar.

Análise de Risco de Investimentos

Elaborar um modelo para avaliar o grau de risco associado a cada um dos items dos projectos de investimento, permitindo tomar decisões acerca das respectivas condições de viabilidade, assegurando uma melhor gestão dos investimentos.

Análise de Oportunidades de Subvenção

Obtenção de informação actualizada acerca dos aspectos legislativos e enquadradores da actividade económica, nos quais possam ser baseadas decisões de candidatura a subvenções que permitam reduzir o risco associado aos investimentos.

Manter actualizada a Contabilidade de Gestão (Centros de Responsabilidade)

De acordo com os modelos adoptados para o controlo de gestão, efectuar os registos devidamente classificados, repartidos e imputados segundo a estrutura definida para os Centros de Responsabilidade.